Skate Para Meninas


Direitos iguais!

Posted in Sem-categoria por evelynleine em 5 de dezembro de 2008

Karen na edição do ano passado

Karen na edição do ano passado

segunda-feira, 03 de novembro de 2008 20:47 PM
Texto por
Karen Jones
Foto por
Eric Lars Bakke

A ESPN internacional acabou de anunciar que os X Games e o Winter X Games vão ter premiação igual para as categorias masculina e feminina em 2009. O “amount” veio aumentando gradualmente nos últimos anos e a ESPN é uma grande apoiadora das mulheres no esporte. Um outro exemplo disso foi a inclusão do motocross feminino nos X Games 14 e os Winter X Games vão receber mulheres medalhistas olímpicas de diversos países. “A partir de 2009 homens e mulheres competirão por um prêmio igual”, disse John Skipper, vice presidente executivo da ESPN.

Karen Jones, medalhista de ouro do último X Games, dá sua opinião:

Essa notícia é um marco para o skate feminino, e ao mesmo tempo um tapa na cara. Quando soube não só eu, como algumas outras meninas, ficamos um pouco chocadas. Tipo: não merecemos tudo isso (mesmo eu andando de skate todos os dias pela mesma exata quantidade de tempo que o Marcelo Bastos – e certamente precisando me esforçar muito mais do que ele. Auto estima pra queee?).
O Drew, que é o manager da The Alliance, disse-nos: “Se Vocês não quiserem esse dinheiro, ótimo. Peguem o quanto quiserem e me dêem o resto. Doem para uma instituição de caridade, mas peguem o que eles estão oferecendo. Não virem para a imprensa e nem pra mim e digam que vocês não querem esse dinheiro. Vocês merecem sim, tanto quando os homens”.

Isso não significa que mulheres e homens precisem ter um mesmo nível. Precisamos parar de comparar o feminino com o masculino. São duas coisas completamente diferentes. Temos desvantagens em alguns pontos, e vantagens em outros. Mas também não significa que as praticantes não precisem se esforçar para tal. Muitas outras coisas contam como graça, estilo, técnica, personalidade. Observe por exemplo a luta livre feminina. As lutadoras não tem tanta força e caem na porrada como os homens, mas muitas pessoas preferem assisti-las por durar mais e ser extremamente interessante.

Não é que não somos capazes de um dia ter um nível técnico tão bom quanto (é só olhar a evolução do próprio feminino ao longo dos anos). Antes de mais nada temos que entender que estamos algumas décadas historicamente atrasadas em relação aos homens. Não estou tentando aqui arrumar uma desculpa nem nada do tipo, muito pelo contrario. Estou dando minha cara a tapa no intuito de tentar trazer fundamentação para o que está acontecendo.
Estou falando de mulheres (e meninas) que andam de skate de verdade. Que ralam todos os dias (não de mina preguiçosa que só paga pau e não colabora nem um pouco) se comportam como atletas, passam dificuldades (físicas e emocionais), tem patrocínios, abriram mão de todo o resto e escolheram isso como profissão. A categoria está em evolução. Cada geração que passa o nível aumenta.. ainda não está formada, no seu auge. Pra mim, o skate feminino ainda é uma criança. E que merece todo apoio e respeito.

Mas isso, e outras mudanças que estão chegando, vão construindo de verdade nossa história. Com uma premiação dessa, como não concretizar o profissionalismo? E pra quem gosta de campeonato, como não ter a vontade de participar desse evento com uma mega estrutura e uma premiação que vai garantir um ano inteiro de sustento? (É claro que não é só isso, precisamos pensar no futuro, patrocínios e apoio geral são também importantes, porque a vida dura mais que um ano né? E no ano que vem, e no outro? E quando os joelhos não agüentarem mais andar de skate? E o que vamos construir para as gerações futuras?).

Quanto a mim, claro que fiquei feliz com a notícia, mas nem quero pensar em quanto vou ou não ganhar, porque só vai me deixar mais nervosa e me atrapalhar na hora do “vamove”. Vou continuar andando de skate assim como fiz nesse e nos anos anteriores.

E você? Vai ficar ai sentada? 50 mil na roda..é só se esforçar um pouquinho (pouquinho?? hahaha)…

E pros engraçadinhos que quiserem fazer mudança de sexo e entrar no campeonato, ou colocar laranjinha na teta e peruca.. sorry honey, vai ter que nascer de novo. E ai eu quero ver como é que fica..

E você, o que acha sobre a igualdade da premiação Feminina a da Masculina nos X Games?
Mande sua opinião para!

3 Respostas to 'Direitos iguais!'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Direitos iguais!'.


  1. […] Veja mais: > “Direitos Iguais?!”, matéria sobre igualdade na premiação do X Games. […]

  2. Kimberlly said,

    Está mais que certo isso,
    DIREITO IGUAIS A TODOS
    estão de parabéns😀

  3. linada even said,

    E muito baka


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: